
o que dá pra congelar?
Praticamente tudo pode ser congelado:
carnes, aves, peixes, pizzas, sopas, feijoadas,
massas, tortas, pães e legumes, bem como
molhos, bolos, salgadinhos, docinhos, receitas
prontas e pré-prontas.
Sobremesas - musses, tortas, quindim, papo-de-anjo, doces de frutas, pão-de-ló, bolachas, maria-mole e muitas outras sobremesas congelam perfeitamente. Não devem ser congelados se tiverem recheio de maizena ou cobertura de gelatina
Cebola - picada ou cortada em rodelas: proceder como no caso do alho; inteira: tirar a pele e colocar quantas quiser num saco plástico, extraindo o ar; ralar a cebola ainda congelada e guardar as restantes sem esquecer de extrair o ar.
Salsinha e demais temperos verdes - lavar, secar e guardar num recipiente plástico com tampa, compactando bem; retirar cada porção necessária raspando com uma colher; preencher o espaço entre o tempero e a tampa antes de guardar a quantidade não utilizada.
Strogonoff - refogar a carne com os temperos, sem o creme de leite; resfriar e embalar; descongelar em panela de pressão com 5 colheres de água, adicionando o creme de leite quando estiver fervendo.
Estes alimentos congelados grudam uns nos outros. Para evitar que isso aconteça, separe-os com papel-manteiga ou filme plástico. Assim, você poderá descongelar apenas o que for usar.
SOPAS E SUCOS
A regra de tirar todo o ar da embalagem não vale quando você congela líquidos. Eles se expandem no freezer e por isso é preciso deixar sempre cerca de
Purê de batatas - amassar a batata ainda quente e acrescentar a manteiga; resfriar e embalar; descongelar embalado em banho-maria, acrescentando em seguida o leite e o sal.
Cuscuz - não usar ovos no preparo; embalar em recipientes plásticos rígidos; descongelar em panela de banhomaria, de forma que o vapor penetre; decorar depois de descongelado.