terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Aspersor de agua e luminaria solar

No sitio Curupira voce conhece algumas tecnologias do bem

_________________________________________________

image006-a.jpg

Aspersor de água para irrigação de canteiros, feito com mangueira preta e cotonetes.

_________________________________________________

image007a.jpg

Luminária solar

feita com garrafa pet. Sugerimos garrafas de coca-cola para aproveitar a cintura encolhida. As garrafas ficam cheia de água para refletir a luz do sol com um prisma, iluminando 360 graus. É mais eficiente e barato que uma telha transparente que no caso apenas direciona a luz conforme a posição do sol.

É bem simples de fazer, mas exige certa habilidade com algumas ferramentas.
Para fazer uma luminária em telha de barro tipo francesa como aparece no site do Curupira, siga as instruções a seguir.
Você vai precisar dos seguintes materiais:
A telha, uma garrafa pet de preferência de coca-cola, pois a cintura dela ajuda a fixá-la na telha, durapox ou equivalente, martelo pequeno, grosa, furadeira, lápis e papelão.
1- Primeiramente vamos precisar do diâmetro da cintura da garrafa que pode ser de 2 litros ou de 1,5 litros. Para fazer esta medição pode seguir dois caminhos:
a). tire a medida do perímetro da circunferência da cintura da garrafa e a partir daí faça o cálculo para achar o diâmetro.
b). fure de um ponto ao outro bem na altura da cintura da garrafa, enfie um palito e tire a medida da distância entre os dois furos da garrafa (veja bem, esta garrafa terá que ser descartada por causa dos furos), ai então terá o diâmetro.
2 – Com este diâmetro faça um circulo perfeito no papelão. Este circulo será o gabarito para desenhar na telha.
3 – Faça o desenho do círculo na parte central da telha.
4 – Use uma furadeira para cortar a telha. Vá furando na parte de dentro (interna) do circulo (não ultrapasse a linha), seguindo todo o desenho da circunferência.
5 – Quando perceber que há uma grande quantidade de furos tente quebrar a parte interna com um martelinho pequeno. Vá batendo até soltar toda a circunferência interna. Pode acontecer de quebrar a telha e ter que começar novamente. Isto vai depender muito da habilidade de quem está fazendo e da qualidade da telha.
6 – Logo irá perceber que o circulo ficou todo dentado, é hora de usar a grosa para fazer o acabamento. Passe a grosa até perceber que o circulo ficou perfeito (não esqueça de não ultrapassar a linha desenhada).------(uma outra forma: Quanto ao furo antes de tentar tirar a parte que se quer tirar da telha, fazendo muitos furos, o mais perto do outro possivel, fica mais fácil tirar o miolo sem quebrar a telha e ainda pode colocar a telha bem encaixada na areia fofa e aí bate na parte interna que também ajuda a não quebrar)
7 – Pegue a garrafa pet e enfie de baixo para cima na telha, para que a parte da tampa fique exposta ao sol e a base na parte interna da cobertura. Terá que forçar um pouco a garrafa, pois ela terá que passar por uma circunferência menor que a sua.
8 – Após passar a garrafa, encha ela de água até o gargalo e a coloque junto com a telha no local definitivo.
9 – Passe durapox na parte superior da garrafa, entre a garrafa e a telha, lacrando bem o local.
10 – Com o tempo poderá haver um ressecamento do durapox e facilitando assim a passagem de água da chuva. Neste caso sugerimos que pintem o durapox com uma tinta que filtre os raios solares. Pode haver outros produtos para fazer a colagem da telha na garrafa que não ressequem com o tempo, é questão de pesquisar e fazer a experiência.
Este fenômeno de passagem da luz solar pela água da garrafa chama-se refração, onde a luz incide em uma direção na parte superior da garrafa e expande-se em todas as direções na parte inferior da garrafa, ficando semelhante a uma lâmpada, está ai sua eficiência e a diferença de uma telha transparente comum.

fonte: http://sitiocurupira.wordpress.com/tecnologiasdobem/
E-mail Del.ici.ous BlogThis! Technorati Compartilhe no Twitter StumbleUpon Compartilhar no Facebook Promova este post no orkut Share to Google Buzz