segunda-feira, 17 de maio de 2010

Hipertensão


O que é mesmo hipertensão?

Conhecida como "pressão alta", é um distúrbio em que os vasos sanguíneos, mais contraídos que o normal, oferecem maior resistência à circulação, causando um aumento da pressão do sangue em seu interior. É definida quando a pressão medida várias vezes é igual a 14 por 9 ou maior.

Os sintomas da pressão alta podem ser dores de cabeça na região da nuca, tonturas, dormências, palpitações, cansaço não relacionado a esforço e alterações na visão. A hipertensão atinge uma em cada cinco pessoas. Entre os idosos, chega a afetar uma em cada duas pessoas. Os jovens, inclusive crianças podem também ser atingidos.

Como saber se tenho hipertensão?

A sugestão do cardiologista Carlos Augusto Lima é verificar a pressão regularmente, com aparelhos aferidos e em local específico, como o consultório médico. É preciso também atentar para algum sintoma atípico, como tonturas, dor de cabeça constante, dormências etc.

E caso a família tenha histórico da doença, a atenção deve ser redobrada, porque a probabilidade é maior.

Há cura?

A pressão alta é uma doença crônica, que dura toda a vida. Pode ser controlada, mas não curada. O tratamento tem papel primordial para que o hipertenso leve uma vida normal e também para evitar o infarto do coração, o derrame cerebral e a paralisação dos rins.

Quais são as conseqüências da hipertensão?

Caso a doença não seja tratada, os vasos podem entupir ou romper-se, o que pode acontecer em vários órgãos. No coração, o entupimento de um vaso leva à angina e pode causar um infarto. No cérebro, pode levar a um derrame cerebral ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). Nos rins também pode induzir a sua paralisação.

Jovens hipertensos?

Um dos motivos para muitos jovens terem a doença atualmente deve-se fatores como sedentarismo, alimentação desregrada (muita comida de fast-food), excesso de álcool, fumo e drogas.

Como tratar a pressão alta?

Em geral, usam-se remédios a vida toda, juntamente com a adoção de hábitos saudáveis. Para melhorar, o Dr. Carlos Augusto indica o consumo maior de frutas e verduras e a ingestão de carnes brancas, evitando-se alimentos gordurosos. "Deve-se dar preferência a alimentos integrais. Prefira pão e arroz integrais, ao invés do pão branco e arroz convencional", recomenda. Outro cuidado é utilizar pouco sal nos alimentos. Para garantir uma vida saudável, é ideal praticar atividades físicas regularmente e cuidar da manutenção do peso. Ir ao médico é o passo seguinte: a periodicidade das consultas irá variar de acordo com o estado do paciente. "No início, o indicado é ir ao consultório do médico uma vez por mês, até compensar a pressão. Esse acompanhamento com o médico é essencial para manter a pressão ?em ordem?", completa.

Hábitos mais Saudáveis

Quem sempre achou que a hipertensão arterial é uma doença incontrolável, agora tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o assunto. A hipertensão ou "pressão alta", é exatamente um aumento da pressão arterial fora dos valores considerados normais: a repetição da medida acima de 130 x 85mmHg já é constatada como indicativo de pressão alta.

Assim, é considerado hipertenso o paciente que apresenta essas constantes elevações da pressão arterial. O problema é que a hipertensão desgasta alguns órgãos importantíssimos do corpo humano, como o coração (podendo levar a um infarto), o cérebro (a um derrame cerebral) , os rins e a visão. Por isso a questão deve ser sempre acompanhada por um médico.

Como medidas preventivas e tratamento para diminuir os riscos ligados à hipertensão essencial, falamos também da mudança do estilo de vida (lifestyle), você pode :

- Limitar o seu consumo de sal. O sal favorece a hipertensão por efeito de osmose (aumenta a absorção de água nos vasos, o que aumenta a pressão sangüínea).

- Diminuir o seu peso corporal, um IMC abaixo de 25 é benéfico para lutar contra a hipertensão. Uma alimentação saudável e rica em fibras (frutas, legumas,...) é muito aconselhada.

- Fazer exercícios ou esportes. Os esportes de resistência, como a corrida, natação, bicicleta são muito benéficos na diminuição da hipertensão.

- Diminuir o estresse : este último pode aumentar a pressão arterial, sobretudo a pressão sistólica.

- Consumir produtos laticínios, pois estes produtos são ricos em cálcio, e esse mineral é muito útil e tem um papel muito importante na regulação da pressão arterial. Você pode igualmente tomar complementos alimentares ricos em cálcio.

- Diminuir ou se possível, parar o consumo de tabaco e álcool.

- Limitar e/ou controlar as outras doenças metabólicas como diabetes e colesterol.

- Comer todos os dias dois pedaços de chocolate meio-amargo, isso permite abaixar a pressão, segundo pesquisadores alemães (estudo elaborado em julho de 2007, feito pela creapharma.ch).

- Se você tomar medicamentos antihipertensores, respeite a regularidade destes. Segundo uma pesquisa norte-americana de 2005, após um ano de tratamento à base de hipertensores, metade das pessoas analisadas não tomava mais seus medicamentos !!!

E-mail Del.ici.ous BlogThis! Technorati Compartilhe no Twitter StumbleUpon Compartilhar no Facebook Promova este post no orkut Share to Google Buzz