domingo, 12 de fevereiro de 2012

Breve historia da arte

fonte em PDF p/ print: http://www.quadrochave.com/uploads/historia_da_arte_p1.pdf

Renascimento
Momento histórico (sec. XV / XVI)
➢ Características quanto ao conteúdo
➢ Religiosa, mas não é mística e nem simbólica
➢ Humanismo – Estudo e conhecimento do homem
➢ Antropocentrismo - O homem é o centro do universo
➢ Hedonismo – Prazer imediato é o supremo bem da vida humana
Individualismo – Afirmação e liberdade do indivíduo frente a um grupo
➢ Racionalismo – Raciocínio que é a representação mental, discursiva e lógica. Controle do
sentimento pela razão
➢ Características quanto a forma
➢ Fundamentado no modelo grego-romano. Busca do belo ideal, absoluto e eterno.
beleza=simetria, proporção e ordem - Arstóteles
➢ Eixo de composição predominantemente central
➢ Realismo
Interesse pela anatomia e geometria
➢ Representação do espaço e volume obtida pela perspectiva
➢ Contrastes luz/sombra
O Nascimento de Vênus – Sandro BotticelliRenascimento
Lacoonte El GrecoRenascimento
Vênus de Urbino - TizianoRenascimento
Última ceia – Leonardo da VinciRenascimento

Tintoretto foi provavelmente o último grande pintor da Renascença Italiana. Por sua energia
fenomenal em pintar, foi chamado Il Furioso, e sua dramática utilização da perspectiva e dos efeitos da luz fez dele um dos precursores do Barroco.
Última ceia – Tintoretto

Barroco
Momento histórico (sec. XVII)
➢ Contra-reforma – combate ao protestantismo
➢ Autoritarismo político
➢ Expansão comercial e econômica – Mercantilismo
➢ Luta de classes sociais
➢ Crises religiosas
➢ Características quanto ao contúdo
➢ Exploração de temas mitológicos e religiosos
➢ Características quanto à forma
➢ Realismo
➢ Emoção, dramaticidade das expressões
➢ Jogo de claro/escuro , violento contraste de sombra e luz– formas fundidas à sombra
➢ Sugestão de planos e perspectivas
➢ Eixo de composição predominantemente diagonal -as diagonais são linhas determinantes.
Sugerem instabilidade Barroco
Caravaggio – Crucificação de São PedroBarroco
Ronda Noturna - Rembrandt
A Leiteira - Vermeer

Rococó
➢ Momento histórico (sec. XVIII entre o barroco e o neoclassicismo)
➢ Revolução americana 1776
➢ Revolução Francesa 1789
➢ Características quanto ao conteúdo:
➢ Retratar a vida ociosa e requintada o espírito gelante e fútil da nobreza, festas
➢ Sentimentos aristocráticos, mundanos e às vezes erotismo
➢ Mitologia
➢ Teatro italiano
➢ Vista por muitos como variação “profana” do barroco
➢ Características quanto à forma
➢ Cores suaves, tons pastéis e douramento
➢ Linhas curvas, delicadas e fluídas
➢ Estilo decorativo
Madame de Pompadour - François Boucher
Le verrou - Jean-Honoré Fragonard
L'aurore - Jean-Honoré Fragonard
Neoclassicismo
➢ Momento histórico (sec. XVIII)
➢ Ascenção da burguesia
➢ Revolução francesa (1789 à 1799)
Iluminismo
➢ Empirismo científico. Observação, experiência x intuição
➢ Proposta
➢ Retorno à antiguidade clássica greco-romana e ao renascimento ;arte como imitação da
natureza – Aristóteles
➢ Academicismo
➢ Características quanto ao conteúdo:
➢ Preferência do histórico ao invés do religioso
➢ Características quanto à forma
➢ Fundamentado no modelo grego-romano. Busca do belo ideal, absoluto e eterno
➢ A linha e o desenho predomina sobre a cor. Razão X sentimento.
➢ Contornos definidos e dispostos em planos ortogonais e equilibrados
➢ Realismo
➢ Luz artificial direcionada
A Fonte - Ingress
A Morte de Sócrates - Jacques-Louis David

Neoclassicismo
Princess Albert de Broglie - Dominique Ingres

Romantismo
➢ Momento histórico (sec. XVIII / XIX)
➢ Auge da burguesia
➢ Proposta
➢ Liberdade de expressão individual, acima das regras e normas acadêmicas
➢ Características quanto ao conteúdo:
➢ Natureza e paisagens
➢ Mitologia grega
➢ Fatos históricos
➢ Características quanto à forma
➢ Maior valor expressivo na cor do que na linha. Sentimento X razão
➢ Contraste de cores e luzes para ressaltar a expressão dos sentimentos
➢ Composição diagonal
La Maja Desnuda - Goya
A Liberdade Guiando o Povo -Eugène Delacroix
A Barca de Dante -Eugène Delacroix
El Colosso -Goya
Realismo
➢ Momento histórico (segunda metade do sec. XIX)
➢ Segunda etapa da Revolução Industrial – aparecimento de contradições sociais
➢ Correntes científicas visam explicar fenômenos sociais
➢ Proposta
➢ Representação da realidade de forma objetiva. A beleza etá na realidade
➢ A arte como um meio de denunciar a desigualdade social
➢ Características quanto ao conteúdo:
➢ Abandono de temas históricos e literários
➢ Cientificismo
➢ Cenas da vida cotidiana e flagrantes populares
➢ Crítica política e social
➢ Características quanto à forma
➢ Objetivismo, representação do real,não ser exato, mas verdadeiro
➢ Desinteresse por efeitos de composição
A mulher das margaridas - Camille Corot
Vista de Volterra - Camille Corot
Angelus -Jean-François Millet
Impressionismo
➢ Momento histórico (sec. XVIII / XIX)
➢ Surgimento da fotografia
➢ Análise de fenômenos luminosos e coloridos iniciados por Newton e Tyndall
➢ Revoluções liberais, políticas, industriais
➢ Guerra Franco-prussiana (1870 -1871)
➢ Proposta
➢ Fixar um momento da existência, deixando de lado a pretensão de colher uma eternidade.
Nada existe de permanente. A cor não é permanente é dinâmica. A cor deve traduzir as
aparências de um momento.
➢ Reter na tela o movimento da natureza, a ação dos elementos – o sol, o vento, a água- sobre
as coisas.
➢ O conhecimento e a interpretação da natureza e do homem se fazem á base de sensações
visuais
➢ Características quanto ao conteúdo:
➢ Desinteresse pela realidade humana e o social
➢ Gosto pela natureza e ambientes abertos
➢ Características quanto à forma
➢ A forma dos objetos não é dada pela linha, abstração criada pelo homem para representar as
imagens da realidade, mas pelo limite da superfície colorida ou luminosa. As formas são
criadas pela luz.
➢ Despreocupação com a forma e peso - contornos indefinidos.
➢ Preocupação com a luz e a cor. Observação da influência da atmosfera nos objetos.
➢ Ausência de preto .Sombras coloridas por contrastes simultâneos e cores complementares
próximas umas das outras
➢ Mistura das cores sobre a tela
Catedral de Rouen – Claude Monet
Pós-impressionismo - Cézane
➢ Momento histórico (sec XVIII e XIX)
➢ Proposta
➢ Recuperar o que os impressionistas destruíram: a forma e a estrutura dos objetos.
➢ A cor não deve traduzir as aparências de um momento.
➢ Maior preocupação com a forma do que com o conteúdo
➢ Simplificação do objeto para passar a sensação de estrutura e totalidade
➢ Sensação da forma através da cor
➢ Síntese (processo mental) x sensação visual imediata (impressão dos sentidos).
➢ Manifestar estados de permanência da natureza
➢ Características quanto ao conteúdo:
➢ Pessoas, natureza e natureza morta
➢ Características quanto à forma
➢ Deformação de objetos, simplificação das formas, reduzí-las à elementos geométricos básicos
➢ Riqueza do colorido
➢ Abandono do claro-escuro e gradação das tonalidades
A Casa do Enforcado-cezane
A Montanha de Sainte-Victoire-cezane
Maças e Laranjas-cezane
Pós-impressionismo – Van Gogh
“Procuro com vermelho e o verde exprimir as mais terríveis expressões humanas”
➢ Momento histórico (sec XVIII e XIX)
➢ Proposta
➢ Traduzir os sentimentos e não sensações de da realidade material -Intensidade dos
sentimentos, paixões humanas
➢ Características quanto ao conteúdo:
➢ Natureza, natureza morta, pessoas
➢ Características quanto à forma
➢ Deformações da realidade
➢ Contrastes de cores – cores arbitrárias e vibrantes
➢ Pinceladas rápidas, ondulantes – traduzem seu perturbado estado emocional
A Vinha Encarnada-van gogh
O Quarto eem Arles-van gogh
Retrato de Dr. Gachet (1ª versão)-van gogh
Pós-impressionismo – Gaugin
➢ Momento histórico (sec XVIII e XIX)
➢ Proposta
➢ Teoria sintetista: A memória e a imaginação retem apenas o essencial das formas dos objetos e dos seres. Sintetizar é extrair das formas e cores as qualidades realmente expressivas.
➢ Pintar de memória para fixar apenas o que a memória conserva de essencial da forma e das
cores, conferindo-lhes sugestões simbólicas e decorativas.
➢ Juntar o símbolo e a natureza, abstração e realidade
➢ Características quanto ao conteúdo:
➢ Preferencialmente Mulheres e espaço natural, característica de sua fase mais avançada na
qual procurou se afastar da civilização – retratar o mundo sensível e primitivo
➢ Características quanto à forma
Influência de Pissaro e posteriormente de Van Gogh
➢ Cores arbitrárias e luminosas
➢ Tintas puras
Crusificação – Paul Gauguin
Jovens Taitianas com Flores de Manga – Paul Gauguin
Mulheres de Taiti na Praia – Paul Gauguin
De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? – Paul Gauguin
Pós-impressionismo – Munch
precursor do expressionismo
➢ Momento histórico (final do século sec XVIII e primeira metade do século XIX)
➢ Grande desenvolvimento da indústria, do capitalismo e da expansão colonial – Período
vitoriano- 1837 - 1901
➢ 1ª Guerra Mundial - 1914/1918
➢ 2ª Guerra Mundial, nazismo – 1933/1945
➢ Proposta
“Já é hora de pararmos de pintar cenas interiores com pessoas lendo ou mulheres fazendo
meias. Devemos criar pessoas vivas, que respirem e que sentem, sofram e amam.”
➢ Características quanto ao conteúdo:
Imagem de carregadas de sentimentos e simbolismos
➢ Mulher normalmente associada com símbolos negativos
➢ Temas históricos
➢ Questões sociais
➢ Características quanto à forma:
-Impressionistas: sensação ótica > pintura
-Pós-pós-impressionistas sensação ótica > raciocínio (síntese) > pintura
Expressionismo
➢ Momento histórico (1905 – pós-segunda guerra)
➢ Proposta
➢ Utilizar a natureza e as imagens exteriores para expressar a realidade interior.
➢ Recusa ao aprendizado técnico tradicional – espontaneidade para manifestar os sentimentos
Sentimento x razão
➢ Conhecimento e interpretação da natureza à base de sentimentos e não de interpretações
visuais
➢ O fato dramático supero o fato artístico artístico
➢ Características quanto ao conteúdo:
➢ Expressão imediata da tensão emocional – expressão direta e agressiva
➢ Excessiva intervenção do sentimento na imagem
➢ Dúvidas espirituais repassadas de angústia e pessimismo
➢ Crítica social, política e ética
➢ Características quanto à forma
Influências de Van Gogh, Paul Gauguin e Edward Munch
➢ Deformações da realidade – recusa ao realismo
➢ Contrastes e exasperação da cor
➢ Pouca preocupação com a estética – composição, forma, cor.
Auto retrato como soldado - Kirchner
Crussificação – Emil Nolde
Criança e pássaro Grande – Emil Nolde
Fovismo (Fauvismo)
➢ Momento histórico (1905)
➢ Proposta
➢ O ato de criação artística nada tem a ver nada tem a ver com as faculdades intelectuais, nem
tampouco com os sentimentos, mas exclusivamente com os impulsos instintivos ou sensações
vitais e primárias
➢ Exprimir sensações elementares de formas e cores
➢ Cor- expressão mais primária da emoção
➢ Características quanto ao conteúdo:
➢ Características quanto à forma
➢ Uso de cores puras
➢ Menor importância ao desenho e a forma, negação à linha. Emoção x razão
➢ Deformação de desenhos e cores – deformação da realidade
Portrait du poète Guillaume Apollinaire - Vlamink
La Seine à Chatou - Vlamink
Harmony in Red – Henri Matisse
Música– Henri Matisse
Cubismo
➢ Momento histórico (1908 a 1914)
➢ Proposta
➢ Expressão imediata de estados afetivos e de impulsos vitais
➢ Síntese da imagem – processo mental e pessoal
➢ Características quanto ao conteúdo:
➢ Características quanto à forma
➢ Simplificação das formas em elementos geométricos básicos
➢ Tentar representar os objetos em sua totalidade como se tivesse sido visualizado em vários
ângulos de visão -Com base nisso alguns cubistas pretendiam sugerir ou passar a idéia de
tempo
O Beijo - Picasso
Demoiselles - Picasso
Guernica - Picasso
Houses at L'Estaque- Braque
Homem com uma guitarra - Braque
Futurismo
➢ Momento histórico (à partir de 1909)
➢ Proposta
➢ Exaltação da velocidade e da força. Expressar o dinamismo do universo – todas as coisa se
movem, marcham e correm, transformando-se incessante e indefinidamente.
➢ Velocidade = beleza
➢ Negação do passado e glorificação do futuro
➢ O verdadeiro futurista devia desprezar o amor. Amor é fraqueza.
Intenção de passar a velocidade do objeto e não o objeto em movimento
➢ Características quanto ao conteúdo:
➢ Características quanto à forma
➢ Negação ao realismo visual, despreocupação com volume, peso, densidade e estrutura dos
objetos, pois isso passariam a idéia de imobilidade
Importância maior no movimento do que na forma.
➢ Buscar a estilização da velocidade
Velocidade do Automóvel – Giacomo Balla
Elasticidade– Boccioni
Funeral do Anarquista Galli– Carlo Carrà






































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