






















Apesar de ser considerada um clássico do videokê, Total Eclipse of the Heart não tem nada de feliz. Gravada em 1983 por Bonnie Tyler, a canção, parte do álbum Faster Than the Speed of Night, é um ícone entre as músicas tristes e até hoje emociona aqueles que sofreram por causa de um coração partido em algum momento da vida. Verso corta-pulso: “E eu preciso de você agora, nesta noite / E eu preciso de você mais do que nunca / E se você apenas me abraçasse / Ficaríamos juntos para sempre”
Gravada originalmente pelo grupo americano Nine Inch Nails, em 1994, a música ganhou um espírito ainda mais introspectivo na voz de Johnny Cash, em 2002. O clipe, um dos mais tristes já produzidos em toda a história, faz uma retrospectiva da carreira do cantor, doente à época, e mostra, evidentemente, lembranças de sua eterna amada June Carter. Verso corta-pulso: “Eu machuco a mim mesmo / Para ver se ainda sinto / Eu me atento a dor / A única coisa que é real”
A primeira versão de Love Hurts foi gravada em 1961 pela dupla The Everly Brothers. A canção, porém, só explodiu na década de 70, quando os escoceses do Nazareth deram à música uma nova roupagem, muito mais rock’n'roll. Em 1976 a canção alcançou o 8º lugar na Billboard e desde então foi regravada por vários outros artistas. Verso corta-pulso: “O amor é somente uma mentira que faz você se sentir deprimido / O amor machuca / O amor machuca”
Ian Curtis sempre foi lembrado por sua forte veia depressiva. Suas composições sempre abordaram questionamentos internos e deixaram transparecer em várias ocasiões um artista triste, mas ainda assim muito talentoso. Love Will Tear Us Apart, uma das canções mais famosas do Joy Division, tem muito de Curtis. A primeira aparição da música, faixa do single Atmosphere, aconteceu em 1980. Verso corta-pulso: “Quando a rotina pega pesado / E as ambições estão em baixa/ E o ressentimento voa alto/ As emoções continuam estagnadas”
Bruce Springsteen sabe como fazer músicas tristes e Streets Of Philadelphia, música-tema do filme Filadélfia, lançado em 1993, só reafirma a tal fama do cantor. A canção foi composta exclusivamente para a fita, e rendeu ao “Boss” um Oscar. O clipe de Streets Of Philadelphia, um dos mais populares de Springsteen, foi dirigido por Jonathan Demme. Verso corta-pulso: “Eu estava irreconhecível / Eu vi o meu reflexo em uma janela e não reconheci meu próprio rosto / Oh, irmão. Você vai me deixar definhando nas ruas da Filadélfia?”
Eles eram os reis do iê-iê-iê, mas suas canções, especialmente as compostas pela dupla John Lennon e Paul McCartney, são de marejar os olhos. Yesterday, gravada em 1965, conta a história de um amor perdido e fez tanto sucesso na ocasião de seu lançamento que entrou para o Guinness como a canção mais regravada da história, com mais de 3.000 covers. Verso corta-pulso: “De repente eu não sou metade do cara que eu costumava ser / Há uma sombra pairando sobre mim”
Conhecida como uma banda de apelo depressivo, o Radiohead tem uma série de músicas melancólicas, fato que tornou difícil a tarefa de escolher a melhor – ou pior, dependendo do ponto de vista – canção. Creep, no entanto, é digna de tal posição. Primeiro single do primeiro álbum do grupo britânico, a música foi composta por Thom Yorke enquanto ele estudava na Universidade Exeter no começo da década de 80. Segundo o guitarrista Jonny Greenwood, a música foi escrita para uma garota. Verso corta-pulso: “Mas eu sou um verme / Eu sou um esquisitão / Que diabos estou fazendo aqui? / Eu não pertenço a esse lugar”
A canção que marcou a carreira da banda britânica The Verve foi composta por Richard Ashcroft em resposta à morte de seu pai. Gravada em 1997, a música foi lançada primeiramente como single e logo depois se tornou uma faixa do álbum Urban Hymns. O clipe da banda, dirigido por Andy Baybutt, remete ao início da carreira do Verve. Verso corta-pulso: “Agora os remédios não funcionam mais / Eles só fazem você pior / Mas eu sei que vou ver seu rosto novamente”.
Everybody Hurts é o tipo de música que incita você a querer abraçar alguém. A canção, composta pela banda americana REM, foi gravada pela primeira vez em 1992 e desde então sempre entrou para listas de músicas melancólicas que marcaram a história. Faixa do álbum Automatic for the People, Everybody Hurts alcançou a 29º posição na Billboard, em 1993. Verso corta-pulso: “Bem, todo mundo sofre às vezes / Todo mundo chora / E todo mundo sofre às vezes / Então siga em frente. Siga em frente / Você não está sozinho”
Geralmente as músicas melancólicas falam sobre relacionamentos que não deram certo, mas poucas situações conseguem superar a tristeza da perda de um filho. E é por esse motivo que Tears in Heaven ocupa a primeira posição. Composta por Eric Clapton como uma homenagem ao seu filho, que morreu com quatro anos ao cair da janela de um apartamento em Nova York, a música é parte do álbum Unplugged, vencedor da categoria Melhor Álbum do Ano do Grammy de 1993. Verso corta-pulso: “Você saberia meu nome se eu o visse no céu? / Você seria o mesmo se eu o visse no céu? / Devo ser forte e continuar”
bonus track:
Bon Jovi - Always
fonte: aqui
- se você fizer parte dos 55%, voce tem grandes chances de morrer de verdade
- se você fizer parte dos 45%, mesmo morrendo pode ser que voce sobreviva (ressuscitando? :s)
- com ou sem cinto voce vai morrer
Metallica – “Fade To Black” e " Nothing Else Matters"
Alice IN Chains – “Nutshell”The End of the World – Skeeter Davis
John Lennon - Jealous Guy
Sarah Mclachlan - Angel
Paul Simon & Art Garfunkel - The sound of silence
Rod Stewart - Sailing
The Beach Boys - Don’t Worry Baby
The Platers - Great Pretender
Elvis Presley - Stand by me
Elvis Presley - You’ve lost that loving feeling
Bill Withers - Ain´t no sunshine
Coldplay – The Scientits
Sabbath-Changes
As tears go by = Stones
The long and winning road = Beatles
Comfortably numb =Pink Floyd
When a blind man cries=Deep Purple
Ohio= Crosby,Stills,Nash&Young
Wish you were here=Pink Floyd
Yesterday=Beatles
Invisible sun=Police
My way=Frank Sinatra
Long time gone=Crosby, Stills,Nash&Young
Love in vain=Stones
I can’t stop love you=Ray Charles
some candy talking – Jesus and Mary Chain
Brothers in arms – Dire Straits
Only time – Enya
Silent lucidity – Queensryche
Nothing compares 2U – Sinned O’Connor
Angel – Eurythmics
Night swimming – R.E.M
Stairway to heaven – Led Zeppelin
Clarisse – Legião Urbana (depressão profunda!!!!)
A ordem dos templários – Legião Urbana (instrumental, linda)
Canção pra viver mais – Pato Fu
Miss sarajevo – U2
Indian chanting – Enigma
Woman in chains – Tears for Fears
Don’t Cry – Guns And Roses
The Smiths – I Know It’s Over
Beatles – Because
Led Zeppelin – Since i ve been loving you
Nazareth – I don’t want to go on without you
FLY,COM CHRIS DE BURGH
ONE DAY IN YOUR LIFE,MICHAEL JAKSON.
BRIDGE OVER TROUBLED WATER, de Simon & Garfunkel
SUNSHINE ON MY SHOULDER e PERHAPS LOVE, de John Denver
The Cure -APART
The Cure -PICTURES OF YOU
The Cure -THE LAST DAY OF SUMMER
Yes- Soon
U2- Drowning Man (do álbum War, linda de morrer)
Radiohead- Fake Plastic Trees
Smiths- How Soon Is Now?
Smiths- Please, Please, Please Let Me Get What I Want
Smiths- Last Night I Dreamed That Somebody Loved Me
Smiths- I Know It’s Over
Pink Floyd- Hey You
Pink Floyd- Us and Them
The Cure- A Forest
Leonard Cohen- Famous Blue Raincoat
Leonard Cohen- The Partisan
Leonard Cohen- Waiting for the Miracle (quem ouvir essa música vai saber o que significa uma música ser realmente triste)
Depeche Mode- Enjoy the Silent
A-Ha- There’s Never a Forever Thing
George Michael- One More Try
Maggie Mcneal- When You’re Gone
Aerosmith- Mia
Black Sabbath- Solitude
Black Sabbath- She’s Gone
Wish You Were Here – Pink Floyd
”I Just Want You”, de Ozzy Osbourne.
nirvana - All Apologies
“under The Bridge” do Red Hot Chilli Peppers
madonna - “Dont cry for me Argentina”,
Denis Russus-rain and tears
Carry me, Carrie – Dr. Hook & The Medicine Show;
Rocky Mountain high – John Denver;
Brightest star – Santana;
You’ve lost that lovin’ feeling – The Righteous Brothers;
Georgia on my mind – Ray Charles;
Susanne – Leonard Cohen;
River man – Nick Drake
Hey You – Pink Floyd
Comfortably Numb – Pink Floyd
damien rice -The Blowers Daughter
Last Kiss ( Pearl Jam)
Not Enough ( Van Halen) –
Estranged (Guns N Roses)
Eagles: The heart of the matter